sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Descivilização

Descivilização
Civilização - significa o domínio da civitas/cidade, de seus valores, conceitos e produtos. Esse entendimento é baseado numa visão negativa do campo. Civilizar-se significa sair do mato, ir para a cidade. Muito da cultura ocidental foi construída sobre o desprezo pelo campo. A religião incorporou isso em sua plenitude, dando licença para que a natureza fosse dilapidada em benefício da cidade. Pagão é uma palavra que significa camponês. O campo foi onde a antiga religião resistiu e sobreviveu por séculos, apesar de perseguida – embora tenha também sido perseguidora, como parece ser da natureza das religiões fazer. A religião da natureza, das mulheres (bruxas) e do corpo, não compreendia essa separação e domínio de uma parte da natureza sobre as outras.
É tempo de vermos que precisamos de um pouco de descivilização, de uma volta reconciliatória ao campo, de um reencontro da parte com o todo. A cidade tem se transformado num monstro voraz, pronto a devorar o meio ambiente e junto com ele, também o criador da civilização, o ser humano. Cabe-nos, a nós que amamos a vida, recuperarmos o poder de fazer as misturas, de reintegrar as partes, artificialmente criadas por uma ideologia de fragmentação, que divide para escravizar. Redescobrir que sob a nomenclatura fragmentada somos um todo indivisível, corpalma, cidadecampo, inteiros como a vida!
Nisso será recuperada a vida corporificada, imensa e transcendental, começando a resolver, consequentemente, os problemas espirituais, sociais e ambientais do Planeta.
Onaldo Alves Pereira

Nenhum comentário: