sábado, 29 de junho de 2013

Acabo de receber um "bote venenoso" de um militante

Acabo de receber um "bote venenoso" de um militante, por não concordar cem por cento com o seu ponto de vista. Mais cedo, fui excluído por alguém, do outo lado, pelo mesmo motivo.
Não é à toa que tenho horror a fundamentalismos de qualquer naipe, religioso, cultural, racial ou político. NINGUÉM  tem a verdade inteira, até porque ela é maleável, condicional e contextual. Todo absolutismo tende a ser fascista, excludente e perigoso. 
Por isto, sempre digo: creio nos crentes, não nas crenças. Quando as crenças deixam de ser recursos para o bem estar das pessoas em geral, de todos os lados e meio lados, elas se "demonizam", ficam idiotizadas e passam a excluir.
Essas crenças absolutas fazem listas didáticas de isto sim, aquilo não, colocam cabrestos, repetem palavras de ordem e velam a capacidade individual de raciocínio e questionamento, aí surge o "povo", esta besta fera de mil cabeças devoradoras.
Estou sem entusiasmo e ressabiado com muita coisa das manifestações que correm pelo Brasil e, mais ainda, com as reações oficiais e contrárias a elas.
O que podia ser um momento de reconstrução está virando um balaio de slogans de um lado e, de teorias de conspiração dos dois lados. Uma pena!
Onaldo

Nenhum comentário: